Skip to content Skip to footer

Coordenadores

Gustavo de Castro da Silva

Poeta, escritor e jornalista. Pós-doutorado (2015) em Estudos Ibéricos e Latino-americanos pela Université Sorbonne – Paris IV; Pós-doutorado (2011) em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (UnB); Doutorado (2002) em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador no Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

Leandro de Bessa Oliveira

Doutorando em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB) com passagem pela Faculté de Lettres Sorbonne Université, Mestre em Comunicação (UnB, 2015), Especialização em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2018), Especialista em Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás com chancela da Universidade Estadual de Goiás, (UEG, 2008). Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Pesquisadores

Míriam Cristina Carlos Silva

Licenciatura plena em Letras (Português/inglês) pela Universidade de Sorocaba (1990), mestrado  (1999) e doutorado (2004) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora titutlar do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), na linha de pesquisa Análise e Produtos Midiáticos. Lidera o Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI), na Universidade de Sorocaba. Pesquisa, no âmbito da comunicação e das culturas, as diversas estratégias do narrar, suas poéticas, suas produção de sentido e as especialidades que caracterizam as diferentes linguagens utilizadas nas narrativas comunicacionais, em diferentes meios.Desenvolve estudos sobre os processos tradutórios e dialógicos, os modos de organização e estruturação dos textos, as estratégias narrativas e enunciativas envolvidas na configuração de gêneros e formatos, bem como regimes de ciruculação, que podem abarcar interfaces com outras áreas do conhecimento. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa: “Comunicação e culturas antropofágicas: 100 anos após a semana de Arte Moderna”. Publicou Comunicação e cultura antropofágicas: mídia, corpo e paisagem na erótico-poética oswaldiana (Sulina) e A pele palpável da palavre (Provocare).

Francisco Macedo

Mestrando na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) na linha de pesquisa Imagem, Estética e Cultura Contemporânea. Tema: Guimarães Rosa: artes plásticas; personagens; dicionários; a sabedoria da conversa; o imaginário do diabo; infinito e espiritualidade; o arquivo JGR-IEB/USP. 

Vanessa Daniele de Moraes

Doutora em Comunicação pela Linha de Pesquisa “Imagem, Estética e Cultura Contemporânea” na UnB, com período sanduíche no México (Bolsa CAPES – PDSE), onde pesquisou os Cuadernos de la mierda do artista mexicano Francisco Toledo. É Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, com dissertação sobre a abjeção em “A paixão segundo GH”, de Clarice Lispector. Foi bolsista REUNI durante o mestrado, desenvolvendo oficinas e mini-cursos. É Bacharel e Licenciada em Letras Português pela UFSC. Tem experiência na área de Letras como pesquisadora, com ênfase em Literatura Brasileira.

Ana Lídia de Barros Saggese

Mestranda em Comunicação pelo Programa de pós-graduação da FAC-UnB, na linha de pesquisa Imagem, Estética e Cultura Brasileira. Desenvolve pesquisa sobre as adaptações e possibilidades intermidiáticas a partir do romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, com bolsa da CAPES. Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela PUC-SP (1997). Atua como roteirista de cinema, quadrinhos e teatro. Adaptou para o teatro: Memórias do Subsolo, O Crocodilo, Festa no Covil, Memórias de um doente dos nervos, entre outros. Participou da criação do Beco das Palavras, no museu da Língua Portuguesa. É autora de Bang! e Só um up.

Cristina Gomide Maciel

Pós-graduada em Comunicação Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pós-graduada em Teorias Psicanalíticas pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB),  com habilitação em Sociologia.

Cláudia Maria Busato

Possui graduação Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília/UNICEUB (2019), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1996), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989), Especialização em Psicologia Analítica Junguiana (1995), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2008). Tem experiência como docente na área da Comunicação Social, com ênfase em semiótica, filosofia e estudos da mídia, desenvolvendo pesquisa dos seguintes temas: imagem, comunicação e cultura contemporânea.

Danielle Naves de Oliveira

Dedica-se à pesquisa em teoria e filosofia da comunicação, poesia e comunicação, processo civilizatório e comunicação, com ênfase em autores alemães contemporâneos. Trabalha também como tradutora de livros dessas mesmas áreas. É autora do ensaio “Poros – ou as passagens da comunicação” (Paulus, 2016).

Rogério Pereira Borges

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) (1998), instituição pela qual também é especialista em Assessoria de Comunicação (2003). Tem Mestrado em Estudos Literários e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2004) com dissertação sobre o discurso jornalístico e literário de Carlos Heitor Cony. É Doutor em Comunicação e Sociedade, na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) (2011) com tese sobre Jornalismo Literário. Trabalha há 15 anos como repórter, sobretudo na área cultural, com ênfase da cobertura de literatura. Atua ainda como professor em cursos de Jornalismo. É um dos fundadores e atual editor-executivo do site Ermira Cultura (ermiracultura.com.br), especializado em Jornalismo Cultural.

Andrea Ramos Jube Viana

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (PPG-FAC) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Imagem, Estética e Cultura Contemporânea. Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2019). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Político. É repórter do jornal Valor Econômico, setorista do Palácio do Planalto. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, do site Congresso em Foco, e freelancer das revistas Piauí e Rolling Stone. Também é graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo concluído a graduação em 1995.

Juliana Walczuk Gomes

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras Português pela Universidade de Brasília. Participou dos seguintes grupos de pesquisa: TOPUS, Criptografia e Literatura, Dramaturgia e Crítica Teatral, Escritura: linguagem e pensamento, Literatura e suas relações com outras áreas do conhecimento: José Ortega y Gasset – ciência e arte todos pela Universidade de Brasília. Fez Projeto de Extensão (Pibex) pelo Departamento de História e fez iniciação científica em Teatro Brasileiro, ambos pela Universidade de Brasília.

Rhaysa Novakoski Carvalho

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da FAC-UnB, desenvolvendo o projeto “Atlas do mundo misturado: do infinito à transcriação iconográfica a partir do universo rosiano”. Mestra em Comunicação pela FAC-UnB (2021), financiada por bolsa CNPq. É jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (2016).

Paulo Alziro Schnor

Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Gestão Pública (AVM). Áreas de interesse em pesquisa: importância simbólica, cultural e comunicacional do mito fundador do Brasil; políticas públicas voltadas aos veículos de comunicação social eletrônica.

Andressa do Nascimento Gonçalves

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da FAC-Unb, na linha de Imagem, Estética e Cultura Contemporânea, desenvolvendo o projeto com foco na poesia e estudos biográficos. Especialista em Marketing e Mídias Digitais pela Unicesumar e jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília (2020). Autora do livro “Eu me amo mesmo? – Histórias sobre virar você” pela Editora Novo Século. Participou da Antologia Poética “Permita-se Florescer” publicada pela editora EHS Edições. Atualmente é pesquisadora do BioCom – Biografia, Poesia e Comunicação (UnB/CNPq). Experiência na área de mídias sociais e interesse nas áreas de jornalismo literário, poesia, imaginário, assessoria de imprensa, mídias socias e audiovisual.

Colaboradores internacionais





Clara Rowland

Instituto de Estudos em Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa (IELT/UNL). Possui graduação em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa (2000) e Doutoramento em Estudos Comparatistas (2009) pela mesma Instituição. Foi Assistente Convidada (2003-2009) e Professora Auxiliar (2009-2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde 2016 é Professora Associada na Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada.





Michel Riaudel

Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibéro-américains Contemporains (CRIMIC). Professor na Université Lettres Sorbonne e diretor da Unidade de Pesquisa de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos.

Quer conhecer mais do projeto?

Confira as publicações do nosso grupo!

Nosso grupo | Grupo Siruiz