Coordenadores
Gustavo de Castro da Silva
Poeta, escritor e jornalista. Pós-doutorado (2015) em Estudos Ibéricos e Latino-americanos pela Université Sorbonne – Paris IV; Pós-doutorado (2011) em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (UnB); Doutorado (2002) em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador no Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo (IEB-USP).
Alex Galeno
Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós Doutorado na Universidade de São Paulo (2015) Atualmente é professo do Instituto Humanitas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição e Presidente da Cooperativa Cultural Universitária. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do digital, sociedade e literatura, cultura e complexidade.
Pesquisadores
Renata Cézar de Oliveira
Comunicadora Social (jornalista) pela PUC-RJ (1990), com especialização e mestrado em História pela UERJ (1994 e 1998), na linha de pesquisa Estado e Relações Internacionais. No mestrado, obtive bolsa Rio Branco (Instituto Rio Branco, MRE). Complementei meus estudos em Gestão Social, na FGV-RJ (1999). Tenho experiência em docência e coordenação de curso de graduação em Relações Internacionais (2000-2008), gestão de centro de estudos (1996-2001); assessoria de relações internacionais na área pública (2001-2002) e pesquisa/consultoria em educomunicação ambiental em empresas do setor de energia (2008 – 2018) como Mott MacDonald, Petrobras, Neoenergia e Draxos. Também fui professora-pesquisadora do curso de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD (PIGEAD), no Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino (LANTE), na UFF (2013/2014) e de 2015 a 2018 fui pesquisadora bolsista no Projeto Vozes da Ciência no Brasil, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), pelo CNPq. Atualmente, sou doutoranda em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (UFRJ-HCTE).
Florence Dravet
Professora nos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, membro do núcleo docente permanente do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado no Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC) na Universidade do Algarve em Portugal (2021) e pós-doutorado em Comunicação, pela Universidade de Brasília,(2011). De 2014 a 2021, foi coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. Orienta pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão em Comunicação Digital voltada para a arte, a poesia e a atuação feminina empreendedora, com reflexões sobre imagens midiáticas e imaginário. Coordena o grupo de pesquisa Travessia – Transdiciplinaridade e Criatividade do DGP/CNPq. É Presidenta da Rede Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama (com sede na Universidade de Porto Rico em Bayamón). É fundadora e editora da revista ESFERAS, revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste. É autora dos livros: “Crítica da razão metafórica – mito, magia e poesia na cultura contemporânea” (Brasília, Casa das Musas, 2014) e “Comunicação e Poesia” (Brasília, UnB, 2014), e organizou com outros autores o livro Transdisciplinaridade e Educação do Futuro, onde propõe um pensamento poético. É investigadora externa junto ao Centro de Investigação em Artes e Comunicação – CIAC que congrega investigadores da Universidade do Algarve (instituição de acolhimento), da Escola Superior de Teatro e Cinema (Instituto Politécnico de Lisboa), do Instituto Superior da Maia, do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas e da Universidade Aberta em Portugal.
Rogério Pereira Borges
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) (1998), instituição pela qual também é especialista em Assessoria de Comunicação (2003). Tem Mestrado em Estudos Literários e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2004) com dissertação sobre o discurso jornalístico e literário de Carlos Heitor Cony. É Doutor em Comunicação e Sociedade, na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) (2011) com tese sobre Jornalismo Literário. Trabalha há 15 anos como repórter, sobretudo na área cultural, com ênfase da cobertura de literatura. Atua ainda como professor em cursos de Jornalismo. É um dos fundadores e atual editor-executivo do site Ermira Cultura (ermiracultura.com.br), especializado em Jornalismo Cultural.
Danielle Naves de Oliveira
Dedica-se à pesquisa em teoria e filosofia da comunicação, poesia e comunicação, processo civilizatório e comunicação, com ênfase em autores alemães contemporâneos. Trabalha também como tradutora de livros dessas mesmas áreas. É autora do ensaio “Poros – ou as passagens da comunicação” (Paulus, 2016).
Elenildes Dantas
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Meios e Processos Audiovisuais ECA/USP (2018). Com passagem pelas editoras Abril, Nova Cultural e Spring. Atualmente é analista de comunicação júnior da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Impressa e Comunicação Interna.
Cláudia Maria Busato
Possui graduação Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília/UNICEUB (2019), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1996), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do
Paraná (1989), Especialização em Psicologia Analítica Junguiana (1995), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2008). Tem experiência como docente na área da Comunicação Social, com ênfase em semiótica, filosofia e estudos da mídia, desenvolvendo pesquisa dos seguintes temas: imagem, comunicação e cultura contemporânea.
Equipe de Pesquisa
Ana Lídia de Barros Saggese
Mestranda em Comunicação pelo Programa de pós-graduação da FAC-UnB, na linha de pesquisa Imagem, Estética e Cultura Brasileira. Desenvolve pesquisa sobre as adaptações e possibilidades intermidiáticas a partir do romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, com bolsa da CAPES. Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela PUC-SP (1997). Atua como roteirista de cinema, quadrinhos e teatro. Adaptou para o teatro: Memórias do Subsolo, O Crocodilo, Festa no Covil, Memórias de um doente dos nervos, entre outros. Participou da criação do Beco das Palavras, no museu da Língua Portuguesa. É autora de Bang! e Só um up.
Guilherme Mazui
Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2009). Concluiu pós-graduação lato sensu em História, Sociedade e Cidadania (UniCEUB) e MBA em Estratégias de Comunicação Aplicada (FGV). É autor dos livros “Corinthians do Ary Vidal”, que narra a saga da Pitt/Corinthians, único clube do Rio Grande do Sul a conquistar o campeonato brasileiro de basquete, e “7 mil dias – A volta de Santa Cruz do Sul à elite do basquete”. É repórter do portal g1 em Brasília. Trabalhou nos jornais Gazeta do Sul e Zero Hora. Desde 2012, é repórter em Brasília, onde cobriu eleições presidenciais (2014, 2018 e 2022), julgamentos no Supremo Tribunal Federal (mensalão e Operação Lava-Jato), votações no Congresso Nacional e os governos Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Gustavo Guedes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Andrea Ramos Jube Viana
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (PPG-FAC) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Imagem, Estética e Cultura Contemporânea. Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2019). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Político. É repórter do jornal Valor Econômico, setorista do Palácio do Planalto. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, do site Congresso em Foco, e freelancer das revistas Piauí e Rolling Stone. Também é graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo concluído a graduação em 1995.
Sheyla Azevedo
É jornalista e psicanalista. Graduada em Comunicação Social (UFRN). Repórter do Diário de Natal (1999 a 2008); Chefe de reportagem do Novo Jornal (2009 a 2011); cronista durante mais de 15 anos em jornais. Autora do “Ensaio Biográfico Navarro: Um Anjo Feito Sereno”, sobre o escritor e pintor Newton Navarro (Caravela Selo Cultural e Editora UFRN). Editora de revistas culturais como Brouhaha (Edição digital Novembro de 2017); editora do encarte literário do jornal Tribuna do Norte Letras & Ideias (2013; 2014; 2015 e 2017). Assessora de Imprensa do senador Paulo Davim (2011-2014); assessora de imprensa da Cooperativa Cultural Universitária (2016-2017). Subcoordenadora da Fundação José Augusto, em cargo de Comissão (2019).