Palestrantes
Michel Riaudel
Professor na Universidade Sorbonne e diretor do L’UFR de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos, seção de estudos portugueses, Instituto de Estudos Hispânicos.
Abel Barros Baptista
Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado diversos livros sobre as literaturas portuguesa e brasileira. Destacam -se os seus trabalhos sobre Camilo Castelo Branco e três livros sobre Machado de Assis, publicados no Brasil.
Gabriela Reinaldo
Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), na graduação e Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordena o Imago – laboratório de estudos de estética e imagem que abriga, entre outros projetos de pesquisa, os projetos “Tradução Intersemiótica: a relação palavra e imagem” e “As faces do rosto”.
Ana Paula Sá e Souza Pacheco
Professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada, USP.
Marília Librandi-Rocha
Pesquisadora associada ao Brazil Lab, da Universidade de Princeton, e professora colaboradora do núcleo de pesquisa e de pós-graduação, Diversitas, da USP. Lecionou literatura e cultura brasileiras na Universidade de Stanford, e na Universidade de Princeton e foi professora de teoria literária na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Elizabeth Hazin
Professora Colaboradora Plena do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa (UnB) Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário. Atua principalmente nas seguintes linhas: Textualidades – da leitura à escrita e Estudos Literários Comparados.
Kathrin Rosenfield
Austríaca de origem, possui doutorado em literatura francesa pela Universidade de Salzburg. Vive e leciona em Porto Alegre, UFRGS, desde 1984. Tem pós-doutorado na École Normale Superieure/Ulm e na Univ. de Massachusetts. Editora sênior da Revista Philia. Membro fundador do CDEA – Centro de Estudos europeus e alemães (2016-21).
Adélia Bezerra de Menezes
Doutora pela USP. Foi docente de Literatura Brasileira no Leitorado de Romanística da Technische Universität de Berlim, professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP e na Unicamp, onde se aposentou. Atualmente é professora colaboradora de pós-graduação na USP. Ganhou um Prêmio Jabuti pelo livro “Desenho Mágico: Poesia e Política em Chico Buarque”.
Cleusa Rios Pinheiros Passos
Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência em pesquisas sobre Guimarães Rosa, estudo das formas narrativas e confluências entre crítica literária e psicanálise.
Paulo Paniago
É doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília e professor do Departamento de Jornalismo da UnB, com experiência na área de literatura, literatura norte-americana e jornalismo cultural.
Luiz Roncari
Professor Titular da Área de Literatura Brasileira da FFLCH/USP. É autor da obras Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos; O Brasil de Rosa: o amor e o poder; O Cão do Sertão; e Buriti do Brasil e da Grécia: patriarcalismo e dionisismo no sertão de Guimarães Rosa; Lutas e Auroras: os avessos do Grande Sertão: Veredas.
Yudith Rosenbaum
Professora da Universidade de São Paulo na área de literatura brasileira. Atua na interface da Literatura com a Psicanálise, especializando-se em autores do século XX, como Manuel Bandeira, Clarice LIspector e Guimarães Rosa.
Tereza Virgínia
Professora titular da UFMG (língua e literaturas gregas), membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), coordenadora do Grupo de Pesquisa Tradução de Teatro (GTT/CNPq) e pesquisadora do NEAM (Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE/ FAFICH-UFMG).
Marcelo Marinho
Professor Associado de Literatura Latino-Americana e Literatura Comparada na UNILA, de cuja editora foi coordenador adjunto. Realiza pesquisas na área de Literatura Comparada (poéticas latino-americanas), atuando principalmente nos seguintes temas: Manoel de Barros, Guimarães Rosa, literatura e cultura latino-americanas, história e literatura, paisagem e poesia, cultura e desenvolvimento, estudos de tradução.
Socorro Acioli
Professora do Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos da Unifor e professora colaboradora do Curso de Medicina da Unifor. Escritora com 23 livros publicados, com destaque para o romance A cabeça do Santo, resultado do Doutorado em Literatura. A edição americana The Head of the saint é finalista do Los Angeles Times Book Prize 2017 e escolhido como um dos 50 melhores livros de 2017 pela New York Public Library.
Ettore Finazzi-Agrò
Possui doutorado em Filogia Moderna pela Università degli Studi di Roma La Sapienza(1975). Tem experiência na área de Letras.
Luis Gonçalves Bueno de Camargo
Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, é professor da UFPR. Publicou “Uma História do Romance de 30” e “Capas de Santa Rosa”. Organizou e traduziu “O hábito da perfeição: Poemas de Gerard Manley Hopkins” e”A trágica história do Doutor Fausto e A História do Doutor João Fausto de 1587: O nascimento de uma tradição Literária”. Já foi diretor da Editora UFPR e editor da Revista Brasileira de Literatura Comparada.
Betina Ribeiro Rodrigues
Professora titular na Universidade Federal de Uberlândia. Tem mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Victoria Saramago
Doutoranda na Universidade de Stanford. Possui graduação em Letras – Português/ Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrado em Literatura Brasileira pela mesma instituição.
José Miguel Wisnik
É doutor em Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. É professor aposentado da USP, com experiência principalmente em Modernismo, atuando em pesquisas sobre música e literatura.